Beleza

Óleos essenciais

02.23.17
COUCOU!
DSC_0231

Cabelo seco, com excesso de frizz e sem brilho? Então este post é para ti.

Já à algum tempo que tinha ouvido falar dos óleos essenciais, e dos benefícios não só para o cabelo como também para a pele, no entanto nunca dei grande importância aos óleos, até encontrar um vídeo no youtube de uma rapariga com uma pele e um cabelo lindo, que só usava óleos tanto na pele como no cabelo, e produtos naturais. Comecei a ganhar interesse sobre o assunto e a pesquisar, e foi aí que descobri que cada óleo tem uma função diferente, e que misturados podem trazer grandes benefícios. Foi por essa razão que decidi comprara alguns óleos (todos pelo ebay sem problema algum), numa tentativa de combater manchas de acne na pele.

DSC_0249 DSC_0227

DSC_0228 DSC_0229 DSC_0224

A história dos óleos pode parecer um pouco complicada ao início, mas acreditem que não há nada mais simples. O que eu recomendo de inicio, é fazerem uma pesquisa sobre todos os óleos existentes e aqueles que mais se adequam às vossas necessidades, depois podem fazer misturas ou optar por usar apenas um óleo. O que eu recomendo é usarem um óleo mais espesso como por exemplo o óleo de rícino ou um óleo multi-usos como o óleo de coco e adicionar gotas de outros óleos mais ricos e especiais como por exemplo o óleo de jojoba ou o óleo de argan.

Eu comprei óleos com o intuito de os usar tanto no cabelo quanto na pele por isso tentei escolher óleos que pudesses me trazer benefícios nas duas áreas. No que toca à cara, fiz uma mistura de óleo de rícino, oleo de coco, óleo de vitamina E, óleo de espinheiro marítimo,  e óleo de argan. Costumava aplicar esta mistura em áreas problemáticas do rosto antes de ir dormir, e deixava atuar toda a noite. Devo confessar que me ajudou a diminuir as marcas de acne, e que não deixava a minha pele oleosa, ao contrário do que possam pensar. Alguns dos benefícios destes óleos para a pele são:
– óelo de vitaminha E:

previne a formação de rugas, cicatrização da pele e prevenção de cicatrizes
– óleo de argan:
permite melhor absorção de nutrientes, previne cancer da pele, hidrata a pele
– óleo de espinheiro marítimo:
limpa manchas de acne, corrige o tom irregular da pele, reduz linhas de expressão, protege a pele dos danos do sol, melhora eczemas
– óleo de coco:
protege contra infecções microbianas, combate o envelhecimento da pele, ótimo hidratante e removedor de maquiagem
– óleo de rícino:
combate acne, verrugas e marcas na pele, diminui irritações, trata pequenos cortes e arranhados

Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios deste óleos, até porque não sou nenhuma expert no assunto, mas queria partilhar com vocês o facto do uso diário de óleos essenciais ter mudado a minha pele e o meu cabelo! Além de ter feito uma mistura para a pele, fiz uma outra mistura para o cabelo. Basicamente misturei todos os óleos acima e adicionei o óleo de alecrim que ajuda a combater a caspa, a queda de cabelo, e ajuda o cabelo a crescer!

Agora devem estar a perguntar-se como é que é a melhor maneira de aplicar estes óleos no cabelo. Isso depende do tempo de cada pessoa, e das necessidades de cada um, mas o que eu aconselho é uma umectação capilar, ou seja, aplicar uma mistura de óleos (ou apenas um óleo) nos cabelos (podem aplicar na raiz também, porém aconselho a aplicarem menos produto na raiz e massajar bem, dando mais atenção ao comprimento e às pontas do cabelo) no cabelo e deixar agir durante pelo menos 20 minutos. Há quem goste de dormir com a mascara de óleos no cabelo, mas não aconselho por achar que faz demasiada “fossada”. Ao invés disso, prefiro aplicar os óleos e deixar atuar uma tarde inteira antes de ir tomar banho (umas 2 ou 3 horas), e as diferenças são notórias! Sempre que aplico os óleos noto que os meus cabelos ficam com muito mais brilho, mais macios, e fáceis de desembaraçar.

DSC_0240 DSC_0237 DSC_0231 Aconselho a fazerem este procedimento de uma a 2x por semana, se têm o cabelo danificado, caso o vosso cabelo só precise de mais um pouco de brilho, 2x por mês ou até mesmo 1x basta. Tudo depende das necessidades do vosso cabelo. Eu faço sempre 1x por semana e os resultados já são bastante visíveis. Aconselho-vos a amarrarem o cabelo quando aplicarem os óleos ou então, comprarem uma toca para não espalharem óleo quando forem se deitar no sofá (risos). Outra maneira interessante de aplicar óleos no cabelo, é no shampoo ou no condicionador. Basta aplicarem o shampoo na mão e deitarem algumas gotas de óleo, ou até mesmo se preferirem, podem aplicar as gotas diretamente na embalagem do shampoo/condicionador.

No que toca à pele, falei-vos sobre aplicar os óleos na pele como um creme, mas também existem outras opções para usufruir dos benefícios dos óleos. Podem optar pelo “cleansing oil method” que consiste em limpar a pele apenas com óleos, incluindo a maquiagem. O óleo é aplicado em toda a pele, e quando massajamos a mesma, a maquiagem é toda retirada. Basta passar a pele por água, ou ainda melhor, umedecer uma toalha própria para rosto com água morna e deixar a toalha descansar no rosto durante alguns minutos, aproveitando assim os benefícios do vapor da água para ter a certeza que todas as partículas de sujidade são removidas. Depois basta passar o rosto por água e secar. Confesso que ainda não testei, mas comprei uma mistura de óleos concebida para esse propósito, e logo que tenha experimentado digo-vos o que achei.

Espero que este post vos tenha sido útil! E vocês usam óleos essenciais na vossa rotina diária? Já experimentaram a umectação capilar? Partilhem as vossas experiências nos comentários! Obrigada pela visita e até à próxima. Beijinhos <3

Share

7 comments on “Óleos essenciais”

  1. Muito obrigada querida! Fico muito contente por teres gostado do look.
    Quanto aos óleos, tenho ouvido falar IMENSO mas confesso que não entendo nada. Agora, depois de ler a tua publicação, já estou um bocadinho mais esclarecida, mas continuo sem saber muito bem quais os que se adequam melhor ao que preciso. Encomendaste os teus no ebay? Por acaso nunca pensei que fosse de confiança, vou já pesquisar eheh
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

  2. Ohn meu anjo :’) Acabo por começar estes comentários sempre da mesma forma: obrigado! Tão bom ler isso e saber que estás tão perto. Tão bom sentir que és tão especial e que, com o tempo, estás a tornar-te cada vez mais importante <3 Vales tanto!

    De facto não tinha a perceção de que isso acontecia aí 😮 Não terem um psicólogo disponível ou, quando o têm, custa um balúrdio é, no mínimo, muito estranho. Aliás, és uma estupidez porque, a qualquer altura, alguma pessoa poderá precisar mesmo, mesmo e não ter dinheiro para pagar. Estas coisas deveriam ser ajudadas ao máximo. É uma valente estupidez! -.-
    Já tenho lido vários artigos sobre a umectação mas nunca experimentei. Ainda assim sei que o cabelo fica um sonho!

    NEW DECOR POST | Modern Decor: General Tips For an Amazing Home.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀

    Só desde há pouco tempo para cá é que comecei a ser um fiel fã de óleos essenciais. No cabelo uso de o argã e, no rosto, tenho usado o Bio Oil que me tem feito maravilhas. Em breve falarei deles no blog. Acho que ainda existe um grande tabu em relação a estes produtos mas, o que é facto, é que fazem um resultado bruta!

  3. Eu tenho um pouco de receio em usar óleos no rosto por achar que pode deixa-lo mas oleoso, embora já vi ótimas resenhas sobre o óleo de coco.

    Esse óleo de ricínio vejo resenhas que ele auxilia no crescimento dos pelos da sobrancelha

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *